QUEM SOMOS

NOSSA DIREÇÃO GERAL 


Alanna Souto Cardoso -  Atualmente com Pós-doutorado concluído no Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia ( PPGCSPA - CCSA UEMA). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU / NAEA-UFPA). Sou ainda profa. Dra. colaboradora da Universidade do Estado do Pará ( UEPA) e pesquisadora associada ao Núcleo de Altos Estudos da Amazônia-UFPA. E estou coordenadora geral do IPPCS - INSTITUTO DE PESQUISA PROJETO CARTOGRAFANDO SABERES (IPPCS) . Acesso: https://www.instituto-cartografando-saberes.com/sobre-mim/ 

Possui, ainda, Mestrado em História Social da Amazônia pela UFPA(2008) e graduou-se em História Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2005).Tem experiência na área de pesquisa histórica e antropológica com ênfase em História da família,demografia histórica e cartografia histórica descolonial dos povos da Amazônia (Povo indígenas, comunidades tradicionais e grupos de periferias urbanas) .Além de desenvolver atividades de Assessoramento nos seguintes eixos: Planejamento e Gestão Pública; Elaboração de Projetos Sociais e Culturais ; Educação e Ensino..


CONSELHO CONSULTIVO

Conselho Consultivo Acadêmico

 

Profª Drª Rosa Elizabeth Acevedo Marin/ NAEA-UFPA
Prof. Dr. Flávio dos Santos Gomes / Faculdade de História da UFRJ.

André Baniwa, líder indígena do povo Baniwa do rio Içana. Empreendedor social, vice-presidente da Organização Indígena da Bacia do Içana, gestor de planejamento e projetos em associativismo, educação, patrimônio cultural e geração de renda em empreendedorismo e economia indígena.  E um dos autores da Escola Indígena Baniwa e Koripako - EIBK Pamáali, reconhecida como referencia na educação básica enquanto escola de criatividade e Inovação/2016. 

 

Conselho Consultivo dos Povos de terreiro e Comunidades de Matriz Africana 


Mametu Nagentu, Instituto Nangetu.

Mametu Muagilê, Instituto Baburucema.

Mãe Jucilene - Casa de Umbanda mãe Herondina e candomblé Ketu;

Pai Fernando Rodrigues ( Tambor de mina)- Instituto Cultural nago afro brasileiro (ICNAB).


Conselho Consultivo Quilombola


Maria José - Quilombola, Museu Vivo Marajó (mariajoseetno@gmail.com)

Cristivan Alves - Quilombola de Oeiras do Pará e Jornalista/ SDDH (jornalista.cristivan@gmail.com)

Claudiana Lírio - Liderança quilombola e membro da federação das organizações quilombolas de Santarém. 

Marcilene Soares- Quilombola da comunidade de Santa Terezinha no município de Irituia. Atualmente formada em pedagogia pela UEPA.  Filiada a associação dos moradores e agricultores de comunidades quilombolas Santa Terezinha Km 23 ( AMACOMQUISTA).

Conselho Consultivo dos Povos Indígenas


Vera Arapium- Mestranda do  Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS) do Museu Goeldi. Liderança indígena do Baixo Tapajó. (vsdanjos@yahoo.com.br)


Virginia Braga Fonseca - Acadêmica concluinte do curso de administração da UFPA. Nome indígena Ʉremirĩ, povo Arapaço do médio Rio Negro, Amazonas, membro da Associação dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA.

(arapassovirginia@gmail.com)


Raimundo Enoque Monteiro Cardoso* Arapyun- É artista indígena. Formado em artes e linguagens. Do povo Arapyun, da aldeia Arapyun, vila Franca.

Cacique Josenildo Munduruku - O nome de registro civil Josenildo dos Santos da Cruz. Liderança dos indígenas Mundurukus do Planalto de Santarém.


Carlos Augusto Silva Amaral o ZUCA DOS ARUÃNS. Neto de índio ARUÃ, nascido em Soure, Ilha do Marajó. Atuo na organização da memória indígena marajoara e pesquisador.


Conselho Consultivo dos Povos Ribeirinhos


 

Baixo Tapajós

Sara Pereira - (sara@fase.org.br) 

Região das ilhas da área metropolitana de Belém (Ananindeua, Belém, Benevides, Castanhal, Marituba, Santa Bárbara, Santa Isabel do Pará, além do distrito de Icoaraci).


- Batista Moraes dos Santos- Preto e ribeirinho. Nascido na Ilha de Paquetá - PA. Professor da rede pública estadual do Estado do Pará. ( edubatista007@gmail.com). 
- Rubenita Justiniana da Silva, solteira, paraense, preta, nascida em Ourém-Pará, 56 anos. Sócia do MMIB, trabalho com a comunidade ,pedra branca, poção, fazendinha, da Ilha de Cotijuba.

- Carlos Augusto Silva Amaral o ZUCA DOS ARUÃNS. Neto de índio ARUÃ, nascido em Soure, Ilha do Marajó. Atuo na organização da memória indígena marajoara e pesquisador.

MARAJÓ

Carlos Augusto Silva Amaral , o ZUCA DOS ARUÃNS. Neto de índio ARUÃ, nascido em Soure, Ilha do Marajó. Atua na organização da memória indígena marajoara e pesquisador. 


Conselho Consultivo do Movimento Negro

Joana Nascimento - (joanadacor@gmail.com) .

Brena Correa - CEDENPA, movimento negro. Email- cedenpa@cedenpa.org.br

Alejandro Falabelo, advogado, militante antirracista do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará e ativista de Direitos Humanos. ( adv.falabelo@outlook.com ) .

Conselho Consultivo do Movimento LGBTQIA+


Elias Santos - Diretor de Comunicação da ABRAFH, email: eliassantos1001@gmail.com

Diogo de Souza Monteiro -  Advogado, ativista LGBT e diogomonteiro.adv@gmail.com  .

Atácia dos Santos, militante LGBTQIA+ e filiada ao Partido Socialismo e liberdade ( PSOL) desde 2013. Email - ataciasantosf@gmail.com 


Conselho de Manifestações Artísticas Tradicionais


Vitor Gonçalves - Mestrando em Diversidade Sociocultural no Museu Paraense Emílio Goeldi MPEG . Nome iniciático afro Tata Jinsaba (Pai das Folhas) no Mansu Nangetu e Diretor de Projetos no Instituto Nangetu de Tradição Afro-religiosa e Desenvolvimento Cultural . 

Yure Lee- prof.Msc. em História social da Amazônia ( PPHIS-UFPA) e artista circese.

Rodrigo Barros Projetos- Mestre em capoeira, artista popular, membro e filho de santo do Instituto Baburecema.

DIRETORIA

Vice- coordenação: Selma Brito 

Coordenadora de Administração: Hellen Regina Martins Rocha * Arapyun

Coordenadora de Secretaria: Denise Salomão 

Conselho Fiscal: 

  • Virginia Braga Fonseca - Acadêmica concluinte do curso de administração da UFPA. Nome indígena Ʉremirĩ, povo Arapaço do médio Rio Negro, Amazonas, membro da Associação dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA (arapassovirginia@gmail.com)

  • Daniele Bendelac Pinheiro, quilombola ribeirinha. Engenharia Naval, egressa da UFPA. Membra do Coletivo quilombo literário de Umarizal. Integrante da associação dos discentes quilombola da ufpa ADQ-UFPA. Da comunidade quilombola de Umarizal, localizada no município de Baião. (danybendelack20@gmail.com)