QUEM SOMOS

NOSSA DIREÇÃO GERAL 


Alanna Souto Cardoso -  Atualmente com Pós-doutorado concluído no Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia ( PPGCSPA - CCSA UEMA). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU / NAEA-UFPA). Sou ainda profa. Dra. colaboradora da Universidade do Estado do Pará ( UEPA) e pesquisadora associada ao Núcleo de Altos Estudos da Amazônia-UFPA. E estou coordenadora geral do IPPCS - INSTITUTO DE PESQUISA PROJETO CARTOGRAFANDO SABERES (IPPCS) . Acesso: https://www.instituto-cartografando-saberes.com/sobre-mim/ 

Possui, ainda, Mestrado em História Social da Amazônia pela UFPA(2008) e graduou-se em História Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2005).Tem experiência na área de pesquisa histórica e antropológica com ênfase em História da família,demografia histórica e cartografia histórica descolonial dos povos da Amazônia (Povo indígenas, comunidades tradicionais e grupos de periferias urbanas) .Além de desenvolver atividades de Assessoramento nos seguintes eixos: Planejamento e Gestão Pública; Elaboração de Projetos Sociais e Culturais ; Educação e Ensino..


CONSELHO CONSULTIVO

Conselho Consultivo Acadêmico

 

André Baniwa, líder indígena do povo Baniwa do rio Içana. Empreendedor social, vice-presidente da Organização Indígena da Bacia do Içana, gestor de planejamento e projetos em associativismo, educação, patrimônio cultural e geração de renda em empreendedorismo e economia indígena.  E um dos autores da Escola Indígena Baniwa e Koripako - EIBK Pamáali, reconhecida como referencia na educação básica enquanto escola de criatividade e Inovação/2016. 
Profª Drª Rosa Elizabeth Acevedo Marin/ NAEA-UFPA
Profa. Dra. Ivanilde Apoluceno- NEP -CCSE-PPGED/ UEPA.
Prof. Dr. Flávio dos Santos Gomes / Faculdade de História da UFRJ.

 

Conselho Consultivo dos Povos de terreiro e Comunidades de Matriz Africana 

  •  Mametu Nagentu, Instituto Nangetu. 
  • Mametu Muagilê, Instituto Baburucema.
  • Mãe Jucilene - Casa de Umbanda mãe Herondina e candomblé Ketu;
  • Pai Fernando Rodrigues ( Tambor de mina)- Instituto Cultural nago afro brasileiro (ICNAB).

Conselho Consultivo Quilombola


  • Maria José - Quilombola, Museu Vivo Marajó (mariajoseetno@gmail.com)
  • Cristivan Alves - Quilombola de Oeiras do Pará e Jornalista/ SDDH (jornalista.cristivan@gmail.com)
  • Claudiana Lírio - Liderança quilombola e membro da federação das organizações quilombolas de Santarém.
  • Douglas Sena Quilombola da Comunidade Arapucu- Óbidos, PA. Licenciado pleno em História. Representante do Baixo Amazonas.
  • Marcilene Soares- Quilombola da comunidade de Santa Terezinha no município de Irituia. Atualmente formada em pedagogia pela UEPA. Filiada a associação dos moradores e agricultores de comunidades quilombolas Santa Terezinha Km 23 ( AMACOMQUISTA).

Conselho Consultivo dos Povos Indígenas


  • Vera Arapium- Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS) do Museu Goeldi. Liderança indígena do Baixo Tapajó. (vsdanjos@yahoo.com.br)
  • Virginia Braga Fonseca - Acadêmica concluinte do curso de administração da UFPA. Nome indígena Ʉremirĩ, povo Arapaço do médio Rio Negro, Amazonas, membro da Associação dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA.
  • Raimundo Enoque Monteiro Cardoso* Arapyun- É artista indígena. Formado em artes e linguagens. Do povo Arapyun, da aldeia Arapyun, vila Franca.Cacique Josenildo Munduruku - O nome de registro civil Josenildo dos Santos da Cruz. Liderança dos indígenas Mundurukus do Planalto de Santarém.(arapassovirginia@gmail.com)
  • Tedymax Santos Anambé (Pinawã). Etnia tradicional: Anambé Comunidade: Aldeia Irapã Anambé . Município: Moju . Conselheiro dos povos indígenas do Baixo Tocantins.
  • Carlos Augusto Silva Amaral o ZUCA DOS ARUÃNS. Neto de índio ARUÃ, nascido em Soure, Ilha do Marajó. Atuo na organização da memória indígena marajoara e pesquisador.

Conselho Consultivo dos Povos Ribeirinhos

  • Sara Pereira - (sara@fase.org.br)
  • Reginalva Godinho, Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Pós-Graduação em Gestão e Orientação Escolar. Universidade Única. Pós-Graduação em Psicopedagogia e educação ambiental. Da comunidade de Anã no rio Arapiuns.

Região das ilhas da área metropolitana de Belém (Ananindeua, Belém, Benevides, Castanhal, Marituba, Santa Bárbara, Santa Isabel do Pará, além do distrito de Icoaraci).


  • Batista Moraes dos Santos- Preto e ribeirinho. Nascido na Ilha de Paquetá - PA. Professor da rede pública estadual do Estado do Pará. ( edubatista007@gmail.com).
  • Rubenita Justiniana da Silva, solteira, paraense, preta, nascida em Ourém-Pará, 56 anos. Sócia do MMIB, trabalho com a comunidade ,pedra branca, poção, fazendinha, da Ilha de Cotijuba.
  •  Carlos Augusto Silva Amaral o ZUCA DOS ARUÃNS. Neto de índio ARUÃ, nascido em Soure, Ilha do Marajó. Atuo na organização da memória indígena marajoara e pesquisador.

Marajó das florestas

Carlos Augusto Silva Amaral , o ZUCA DOS ARUÃNS. Neto de índio ARUÃ, nascido em Soure, Ilha do Marajó. Atua na organização da memória indígena marajoara e pesquisador.

Afuá- Marajó das florestas

Irineu Pandilha Pinheiro é da Comunidade ribeirinha de São Salvador do Rio Vieirinha . Vereador do partido dos trabalhadores pelo município de Afuá.

Resex de Breves- Marajó das florestas

Benedito Charles da Silva Almeida é liderança ribeirinha da resex de Breves , descendente de indígena nascido do rio Tajapuru . Atual presidente do município de Breves.

DIRETORIA

Vice- coordenação: Selma Brito 

Coordenadora de Administração: Hellen Regina Martins Rocha * Arapyun

Coordenadora de Secretaria: Lília Melo 

Setor de comunicação : Heloiá Carneiro, quilombola, Bairro Alto, Marajó.

Conselho Fiscal: 

  • Virginia Braga Fonseca - Acadêmica concluinte do curso de administração da UFPA. Nome indígena Ʉremirĩ, povo Arapaço do médio Rio Negro, Amazonas, membro da Associação dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA (arapassovirginia@gmail.com)

  • Daniele Bendelac Pinheiro, quilombola ribeirinha. Engenharia Naval, egressa da UFPA. Membra do Coletivo quilombo literário de Umarizal. Integrante da associação dos discentes quilombola da ufpa ADQ-UFPA. Da comunidade quilombola de Umarizal, localizada no município de Baião. (danybendelack20@gmail.com)