PERFIL DE PESQUISADORXS ALUNAS, ALUNOS E ALUNXS INDÍGENAS UNIVERSITÁRIOS

Liderança Rotokwyi Airomkenti Valdenilson, do grupo étnico Gavião Akrãtikatêjê da Montanha do Município de Bom Jesus do Tocantins- PA, graduanda do curso de Diteito e Presidente da Associação dos Discentes Indígenas da UNIFESSPA. Professora do curso de Artes na Aldeia Akrãtikatêjê da Montanha . E nesse primeiro momento colaborará com o projeto 1 Uma 'nova' Cartografia Histórica dos Engenhos e a "Presencialidade" do passado nas comunidades tradicionais da Amazônia - Patrimônio Histórico Cultural, conflitos de terra entre voltas e revoltas afro-indígenas vinculado ao eixo central de investigação Por uma cartografia histórica da resistência dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia: Patrimônio cultural e formações educacionais comunitárias, cadastrado na plataforma do Instituto Cartografando Saberes e vinculado ao nosso Grupo de Pesquisa Cartografia das cartografias dos povos da Amazônia: História oral, territórios tradicionais e os mapas das "(r)existências", coordenado pela profa. dra. Alanna Souto Cardoso.  E , também, participará da fundação da linha de frente 5 Direitos humanos , povos indígenas, comunidades tradicionais: Mapeando territórios de direitos e redes de comunicação. E conselheira dos povos indígenas do Sudeste ( Tocantins) do Pará em articulação com a rede indígena do Instituto de Pesquisa Projeto Cartografando Saberes ( IPPCS).

 

SEBASTIÃO GLEIDSON DOS SANTOS NOBRE

Pertencente do povo Munduruku município de Belterra-PA, ativista no movimento indígena no Baixo Tapajós, Cacique do território indígena munduruku Takuara, membro do Conselho Indígena Munduruku de Belterra (CIMB) . Acadêmico do curso de Letras na Universidade Federal do Oeste do Pará ( UFOPA) .

 No IPPCS atuará nesse primeiro momento na participação do projeto Da antiga Belém Mairi aos povos da Amazônia - Patrimônio Cultural e formações educacionais comunitárias , cadastrado na linha de frente 1 A nova Cartografia histórica, terras tradicionalmente ocupadas e a memória oral coletiva, vinculado ao GP Cartografia das cartografias dos povos da Amazônia: História oral, territórios tradicionais e os mapas das "(r)existências". (IPPCS/NAEA-UFPA), coordenação profa. Dra. Alanna Souto Cardoso.