INFORMATIVOS PÚBLICOS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA- ENCAMINHAMENTO DE PUBLICAÇÃO DA 1ª COLETÂNEA SELO NOSSAS VOZES E GESTÃO GERAL DOS PROJETOS DO INSTITUTO DE PESQUISA PROJETO CARTOGRAFANDO SABERES. GESTÃO DE MULHERES COMUNITÁRIAS DE CONTEXTOS ESPECÍFICOS.

CNPJ: 41.583.863/ 0001-16

10 DE SETEMBRO E 23 DE NOVEMBRO DE 2022. ARQUIVO DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD.


INFORMATIVO:

É COM IMENSO PRAZER QUE CONVIDAMOS AS PESQUISADORAS ASSOCIADAS E COLABORADORXS ASSOCIADOS. E SEGUIDORES E SEGUIDORAS JOVENS E ADULTOS AFINS DA PLATAFORMA- ASSOCIAÇÃO: INSTITUTO DE PESQUISA PROJETO CARTOGRAFANDO SABERES (IPPCS) A PARTICIPAR DA ATIVIDADE AUTO GESTIONADA DO X FÓRUM SOCIAL  PAN AMAZÔNICO COM A PRESENÇA DA DIREÇÃO GERAL DO IPPCS- A PROFA. DRA. ALANNA SOUTO CARDOSO TRATANDO DO TEMA: A PRODUCAÇÃO DO CONHECIMENTO COMUNITÁRIO DO IPPCS.

QUANDO: DIA 29 DE JULHO

  • Local: Mirante do Rio (Novo Básico) - Sala 112
  • Organização Proponente: Associação de pesquisadoras dos povos da Amazônia e do campo negro. IPPCS
  • Casa dos Territórios e Autogoverno

Link: https://www.fospabelem.com.br/pt_br/programacao-atividades-autogestionadas/

 SOBRE A DIREÇÃO

ATÉ LOGO!

PARTICIPEM DESSE OUTRO CAMINHO DE FAZER CIENTÍFICO COLETIVO E COMUNITÁRIO.


EDITAL DE CONVOCAÇÃO 1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA DIRETORIA EXECUTIVA DO INSTITUTO DE PESQUISA PROJETO CARTOGRAFANDO SABERES (IPPCS) EM 13 DE JANEIRO DE 2022. CNPJ: 41.583.863/ 0001-16

Reunião extraordinária com as membras fundadoras e diretoria executiva do Instituto de Pesquisa Projeto Cartografando Saberes (IPPCS).

Antes de elencar os pontos de pauta , informo que essa reunião presencial com sugestão de local : cine clube Terra firme. E para quem tem posto na diretoria executiva e para as membras fundadoras que ainda seguem.  Tal convocação foi oficializado para os devidos endereços eletrônicos das membras no dia 27 de dezembro de 2021.


A agenda dessa reunião vamos confirmar e reajustar a diretoria executiva eleita em assembleia dia 25 de agosto de 2020.  

Vamos oficializar as DESTITUIÇÕES dos cargos das seguintes membras da diretoria e de mais duas suplentes : Coordenadora de Administração- Daniely Meireles; suplente: Anna Claudia Lins Oliveira; Coordenadora de Secretaria: Denise Salomão; Suplente: Maria Páscoa Sarmento; e renunciou ainda a suplente da vice-direção, a Luana da Silva Cardoso.  

E as DESTITUIÇÕES das conselheiras fiscais Eliene dos Santos Rodrigues e Mayara Pinto Abreu. Desta feita a recomposição do Conselho Fiscal: a indígena arapaço, Virginia Braga Fonseca, e quilombola Daniele Bendelac Pinheiro.

Nesta direção a convocatória desta reunião extraordinária é , sobretudo, para a recomposição da diretoria executiva e fazer valer as devidas substituições e novas nomeações para os cargos. 

P. de PAUTA:
* Informes
1) Sobre revisão de pontos estatutários: Rearranjo da diretoria executiva; e revisão, suspensão temporária da linha de produção quilombola, caso a atual representante dessa linha específica não compareça e não estabeleça um mínimo de diálogo e solidariedade com as ações e projetos orientados pela nossa atual direção geral.  Além dos  reajustes das linhas de ações que permanecem.

 

2) Comunicação : articulação da jornalista via projetos oficiais do IPPCS em captação de recurso.


3)  Atualização da articulação, captação de recursos e formalização do projeto2. Ficou definido que vamos iniciar o projeto da Antiga Belém Mairi aos povos da Amazônia: patrimônio cultural e formações educacionais comunitária partindo da captação orçamentária da Baixada Ribeirinha de Belém centrada via canal Tucunduba, projeto piloto para ser executado em um tempo menos extenso entre 6 e 8 meses. E processo de captação e planejamento vai reorganizado por meio das gestões locais comunitárias desse projeto. - Baixada ribeirinha da RMB - Lília Melo; Povos das Ilhas da RMB Rubenita/ Batista (Icooaraci/ Cotijutiba); Edenilze Borges (Ilhas de Ananindeua); povos das Ilhas de Mosqueiro- Kélem Ferro e Leirson Azevedo; Marajó das florestas- Quilombos - Jully Vanessa; Marajó das Florestas- Comunidades ribeirinhas- Irineu Padilha, eixo Afuá e Resex-Breves ; Baixo Amazonas Quilombola- Douglas e Claudinha; Baixo Amazonas e Baixo Tapajós- Ribeirinhos e outras comunidades tradicionais * Sara Pereira * Raquel Tupinambá (Revisão); Baixo Tapajós- Comunidades indígenas - Raquel Chaves Tupinambá/ Josenildo Munduruku.


4) O QUE OCORRER.

LOCAL: CINE-CLUBE TERRA FIRME

HORA: ÁS 18H

Boas festas , paz. Iluminação, boas leituras, e coração limpo a todas.
Saudações.


Á Direção

Alanna Souto Cardoso .

Aviso importante. Estaremos disponibilizando certificados após a realização do I seminário do IPPCS para os participantes de todos os níveis de ensino e áreas afins que participarem do evento. Basta acessar os links e assinar o formulário de lista de presença que será aberto na caixa de diálogo da plataforma do youtube.

 Agenda do dia 16/ 11. Programe-se. Acessível :

https://www.youtube.com/watch?v=O8Cb3037cGc



Agenda do dia 19/ 11. Programe-se. Acessível :

https://www.youtube.com/watch?v=lrpLgoJVYjY



Agenda do dia 22/ 11. Programe-se. Acessível :

https://www.youtube.com/watch?v=LTapofAMeKc





Na última terça-feira (22), a Coordenadoria da Mulher de Belém - COMBEL, reuniu com o Instituto de Pesquisa Projeto Cartografando Saberes - IPPCS. Estiveram presentes na ocasião a prof. Dra. Alanna Souto (NAEA-UFPA) e a professora Lília Melo, coordenadora do Cine Clube TF.

Dentre outras ações, o IPPCS desenvolve e promove projetos de educação, história, filosofia, literatura, arte, memória, direitos humanos, comunicação e patrimônio cultural, comprometidos em a possibilitar o protagonismo às periferias e comunidades tradicionais.

Fonte : Aurielly Jorge - Assessoria de comunicação da COMBEL. 


PARTICIPAÇÃO DO INSTITUTO CARTOGRAFANDO SABERES EM WEBINAR

A Coordenação de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém realiza no dia 13/04, às 16h, o Webinar Cartografia Socioambiental para Belém.

O evento tem como objetivo informar a população sobre a importância das atividades de mapeamento social, ambiental e ecológico para implementação de políticas, programas e projetos voltados para gestão ambiental e ordenamento territorial de Belém.

Quem participa deste Webinar pelo Instituto é Alanna Souto, Diretora Geral do Instituto Cartografando Saberes e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU / NAEA-UFPA).

O evento também conta com a participação de Tatiana Pará, Engenheira Agrônoma, Especialista em Geotecnologia e professora efetiva do Instituto Federal do Pará;

Letícia Vicente, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA); e Silvia Cruz, Coordenadora Geral do Instituto Amazônico de Planejamento e Gestão Urbana e Ambiental (IAGUA).

O evento será transmitido pelo Facebook e pelo Instagram da SEMMA-BELÉM


CONVOCATÓRIA PARA 1ª ASSEMBLÉIA GERAL 

PONTOS DE PAUTA:

  • Apresentação dos membros titulares participantes.
  • Apresentação do projeto Instituto Cartografando saberes e a base do estatuto: Alanna Souto.
  • Abertura da palavra para Rosa Acevedo (NAEA/ UFPA) em apoio da construção do Instituto.
  • Debate do Estatuto e aprovação do estatuto. E do corpo organizativo da instituição, bem como da composição do conselho consultivo e conselho diretor.
  • Ações de encaminhamentos do instituto e de estratégias de resistência a pandemia e ao descompromisso do governo federal com as demandas sociais e reivindicações científicas referente aos territórios tradicionais e periféricos.
  • O que ocorrer.

DATA: 25 de agosto, às 16h30.

PLATAFORMA: Google Meet.