Regimento interno, as linhas de pesquisa e a construção do laboratório do GP Cartografia das cartografias dos povos da Amazônia: Territórios tradicionais e Mapas da (r)existências- IPPCS/NAEA-UFPA. Coord. Alanna Souto Cardoso.

10/04/2021

O grupo de Pesquisa Cartografia das cartografias dos povos da Amazônia: História oral, territórios tradicionais e os mapas das "(r)existências". (IPPCS/NAEA-UFPA) foi organizado sob iniciativa da egressa do doutorado do NAEA-UFPA , a historiadora e professora Alanna Souto Cardoso, idealizadora e autora do projeto IPPCS e atual coordenadora desse instituto. 

O IPPCS é uma associação de gestão de projetos administrados e elaborados sob direção de linhas de frentes de trabalhos coordenados por pesquisadoras dos povos da Amazônia e do campo negro seguindo as orientações e direções da coordenação geral eleita em assembleia geral no dia 25 de agosto de 2020. 

É o primeiro Grupo de Pesquisa do IPPCS em parceria com o Núcleo de Altos Estudos da Amazônia ( NAEA) da Universidade Federal do Pará por meio da incentivo e do comprometimento de uma das pioneiros desse núcleo de excelência, a profa. dra. Rosa E. Acevedo Marin para com as investigações e os projetos que estão ligados a esse GP sob as autorias e conduções da profa. Dra. Alanna Souto Cardoso. 

A ideia é também, incentivar, no decorrer do mandato dessa primeira gestão IPPCS para que as outras membras responsáveis das linhas de frentes de trabalho possam está fundando seus grupos de pesquisas articuladas com as universidades e institutos de pesquisas competentes.

O Grupo de pesquisa diferencia-se da associação no sentido regimental por está mais focado nos debates científicos do que na "sindicância" que acompanha a maioria das linhas de frente de trabalho , tendo em vista isso, o nosso GP é formada por 7 linhas que , também , fazem parte da associação, mas no GP terão uma natureza mais científica de atuação e criação.

A linha 1 A nova Cartografia histórica, terras tradicionalmente ocupadas e a memória oral coletiva tem como co-autora convidada a profa. Dra. Rosa E. Acevedo Marin, titular do NAEA-UFPA.

O regimento interno do GP ainda está em desenvolvimento. E as linhas científicas dispostas no grupo Cartografia das cartografias dos povos da Amazônia: História oral, territórios tradicionais e os mapas das "(r)existências"   sob coordenação da prof. Alanna Souto Cardoso  são essas :

  1. A nova Cartografia histórica, terras tradicionalmente ocupadas e a memória oral coletiva. Coord. geral : Drª. Alanna Souto Cardoso e Drª. Rosa E. Acevedo Marin.
  2. Mapeando a filosofia afro-diásporica, gênero e territórios raciais. 
  3. Mapa das periferias e espaços da resistência artística: visualidades, sonoridades e corpos atuantes. 
  4. Ciências e saberes indígenas, mapas das resistências e outras narrativas dos povos indígenas.
  5. Cartografia das cartografias ribeirinhas, identidades étnico-raciais e suas "encruzilhadas" das territorialidades. 
  6. História da Ciência e dos saberes tradicionais: Práticas territoriais de saberes, propriedades intelectuais e outros mapas (bio)medicinais da mãe Pindorama amazônica e do Atlântico negro em Abya Yala.
  7. Mapas dos povos tradicionais e vozes da periferia para a Educação: Resultados das linhas de ações científicas e sociais para o ensino e pesquisa. 

Fonte da imagem de fundo dessa coluna: Divulgação/ISA. Link https://conexaoplaneta.com.br/blog/indigenas-quilombolas-e-ribeirinhos-prometem-resistencia-para-defender-as-florestas-e-seus-direitos-em-campanha-do-isa/#fechar

https://www.povosdafloresta.eco.br/


Aqui é onde o seu texto começa. Basta clicar e começar a escrever. Omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet consectetur adipisci velit sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem ut enim ad minima veniam quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea.