PARCERIA ALEX MINKIN-TÍCUN BRASIL/ E.U.A/ AMÉRICA LATINA/ ÁFRICA



Alex Minkin foi educador em Nova York na Universidade Yeshiva , aprendeu português bem o suficiente para estudar umbanda no Rio de Janeiro e conhecer de perto numerosos rituais afro-brasileiros por todo o Brasil.
Desde 2012, Alex Minkin conduziu pesquisas de campo sobre religiões afro-brasileiras, incluindo entrevistas com importantes líderes religiosos, acadêmicos e praticantes brasileiros e judeus. Atualmente Alex está trabalhando no documentário Saravá Shalom baseado nesta pesquisa www.ticunbrasil.com/saravaAlex apresentou sua pesquisa na Biblioteca Pública de Nova York (NYPL), Brazilian Endowment for the Arts, Centro Cultural Midrash Rio de Janeiro, Hebraica São Paulo, diversas conferências acadêmicas (incluindo 18º Congresso Mundial de Estudos Judaicos 2022 em Jerusalém, Conferência de Antropologia da Religião na Universidade de Florianópolis, Brasil 2018 e Conferência Brasa de Estudos Brasileiros, San Diego 2024), bibliotecas, galerias e centros judaicos em Nova York, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Florianópolis e Aracaju. Seus artigos sobre a cultura brasileira foram publicados nas revistas Jewish Currents, Sounds and Colours, Forward e Revista Antropológica.
Em 2015 trabalhei com Vincent Moon em filmes inovadores de rituais de umbanda para HIBRIDOS.cc, uma experiência criativa sobre o universo da cultura afro-brasileira.
Dei início, então, uma série de palestras ao redor do mundo sobre suas pesquisas, publicou os artigos sobre umbanda em revistas britânicas e brasileiras e fez o primeiro filme Orixás Urbanos em 2022, agora em exibição nos festivais. Fundou a ONG cultural Tícun Brasil em 2012. Alex é reconhecido como antropólogo visual e ativista cultural, focando suas pesquisas nas intersecções entre as culturas judaica e brasileira, uma espécie de embaixador da cultura brasileira no mundo judaico.


https://linktr.ee/ticun